quarta-feira, 1 de março de 2006

Serviço público de blog (2) - Guitarmania

Não, o responsável pelo pueril achado linguístico não sou eu (tão pouco crédito em mim depositais...). Mas cumpre esta o fito de informar o excelentíssimo público que está a decorrer no Centro Cultural de Belém um conjunto de concertos de guitarra clássica sob a égide de tal infeliz designação: "Guitarmania" (ughh).
A guitarra clássica, instrumento frágil de se fazer soar, para o auditor e para o tocador, sofre para cumprir os requisitos auditivos de ouvinte dedicado. Não obstante, do programa, se não constam intérpretes de primeiríssima linha, há nomes razoáveis ou promissores, a merecer o benefício da dúvida, e certa diversidade de repertório (com um cheirinho de provocação contemporânea às hostes, a não recair completamente nos velhos clássicos e transcrições espúrias e duvidosas) e instrumental (guitarra a solo, em duo, e com quarteto de cordas), torna a coisa minimamente apetecível. Para mais, considerando que nem quando o rei faz anos o instrumento tem direito a expôr-se em palco para gáudio dos que se dediquem aos subterrâneos segredos dessas obscuras emanações, para quem tenha o menor interesse em alimentar ou explorar o raro (e por isso mais rutilante) requinte de tais sonoridades, a ocasião será, conquanto não a melhor desejável, certamente das melhores de que se dispõe.
Hoje, Costas Cotsiolis demonstrou o velho axioma de a quilometragem virtuosística atropelar o artista. Mas a malta agradece.
O resto do programa pode ser consultado em página do Instituto Piaget (organizador do evento: palminhas), ou na página do CCB.
Até sexta, todo os dias às 20:30, no Pequeno Auditório do CCB.
Eu serei o presunçoso, nos lugares mais baratuchos (salvo seja), que se gratifica a badalar a cabeça em jeito de censura às interpretações, e a aplaudir contrariado.

Sem comentários: