sexta-feira, 14 de outubro de 2005

A Ética(?) Cristã e o Espírito do Autorismo(?) 2 - CONTRAPROVA

João César das Neves, numa das suas melhores prosas (honestamente – consegue debitar descrições do panorama televisivo que, no meio da terminologia beata caquética, até soam justas, para depois retirar as suas conclusões enviesadas) dizia esta segunda-feira (bolds e comentários a verde meus, pois claro):

«(...)
Devo confessar que não falo por experiência directa. Há anos classifiquei esses programas na categoria de "lixo tóxico" e deixei de ver.
(...)
Adultério, aldrabice, fornicação (sic), corrupção e malandragem (sic) são a dieta quotidiana da televisão.
(...)
Não é Portugal (país de extracção pura e devota, sem meretrizes, efeminados ou pederastas), mas o pequeno mundo da televisão, que faz germinar porcarias destas (sic).
(...)
Por exemplo, dizem-me que nestes meses vários concursos e novelas decidiram outorgar ao país um curso catequético (ele sabe do que fala) completo sobre homossexualidade. Impondo os dogmas do género (sic) e elaborando as doutrinas da seita (sic), querem apresentar essa visão como a única verdade aceitável (não me tinha constado que nas operações desses programas se incluía um extreme make-over anal aos candidatos...). O pedantismo é o mesmo dos antigos programas do Movimento Nacional Feminino (sic) sobre lavores ou economia doméstica (sim, aquelas gajas salazarentas julgavam-se as Rainhas Vitórias do pedaço); a subtileza é igual à das Conversas em Família, de Marcelo Caetano. Só que sobre sodomia» (confesso que gostei da retórica desta última elaboração... Só ficamos à espera que o nível da comparação suba de bichas e Estado Novo para a homossexualidade como nazismo cultural).


Para quem não fala por experiência directa... deve ser conhecimento iluminado.

Sem comentários: