sábado, 25 de fevereiro de 2006

Serviço público de blog (1) - TVCabo

O ter-se televisão por cabo parece cada vez mais ser assumido como default em todos os panoramas televisivos domésticos. Ora, não o é. Cumpre esta postada pois o serviço público de situar a relevância de tal recurso para ambas as partes na relação de posse de tal "bem".

A televisão por cabo é largamente um embuste. Promessas ditirâmbicas para a retina sonorizada de quarenta e quantos canais afinal de regurgitação audiovisual (para soar bem) dos quais quase nada se aproveita: dá para ver telejornais com as mesmas notícias o dia inteiro (a ficção e obsessão do tempo real), e afogarmos a neurastenia na sua reconversão sitcómica. (ponto). E sendo veiculada uhhh... por cabo!, ainda mais não percebe, mas tem interrupções e distorções de emissão mais frequentes que os velhinhos transmissores de Bobadela. Donde:
desabonados da TVCabo: cobiçai outras prebendas.

Mas para quem TVCabo, há méritos recônditos naquela avalanche disforme de estímulos audiovisuais, que pela própria natureza da avalanche requerem olho inquiridor para se descobrirem. Por exemplo, para o cansado manipulador de telecomandos, de pés descalços em cima da mesa de café após dia de labuta na repartição, o panorama fílmico (para quem ainda não aderiu às fraudes dos canais especiais a pagar a dobrar) são pseudo-êxitos recauchutados de finais da década de 80. Mas vamos a olhar todo o panorama horário, e o que se nos acomete é que os goodies estão todos refundidos no findar da madrugada. Por goodies entenda-se clássicos norte-americanos (os frenéticos da super-onda de cinema asiático, «cadê Taywan os coreanos a quinquagésima-sexta geração chinesa e Hong-Kong se conseguir subir o escalão escatológico ou isso são os coreanos?», não vão longe, é vero, mas para isso ainda há salas de cinema). Ora vejam, nem há dois dias, deparo-me com 3 em linha, seguidinhos, das 7 da manhã às 2 da tarde: um Walsh de verve impecável; um Ray, atípico, mas um Ray; e um Minelli. Problema: a cassete não dá para straight flushes destes. Donde:
defraudados da TVCabo: no mínimo, exigi acoplado ao cabo um programador de vídeos (caso se careça, vídeo incluído - a minha one-man DECO está convosco).

Sem comentários: